Primeira prova de corrida – fique atento aos detalhes

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Durante os treinos, é necessário entender que o esforço físico deve ser confortável e crescente, nada de começar já correndo por ai sem treinamento adequado. O exagero em relação à atividade física pode fazer com o que corpo não acostumado não acompanhe a carga de treino. Isso pode resultar em dores e lesões, o que pode desmotivar o atleta iniciante.

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Na medida certa, os treinos deverão aumentar volume e intensidade (respeitando seus limites). Isso fará você evoluir nos treinos e se sentir mais confortável durante a atividade. Aquecimento, alongamento e treinos educativos também são importantes, pois farão com que o atleta tenha melhor consciência corporal, evoluindo na técnica e execução do movimento e reduzindo o gasto energético (esforço para correr).

E agora!? Treinos realizados, inscrição confirmada: chegou a hora de encarar a primeira prova de corrida de rua. E o primeiro desafio para um corredor iniciante costuma ser uma prova de 5 km. A experiência é prazerosa e emocionante, mas para garantir isso e cruzar a linha de chegada com aquela sensação de vitória, alguns cuidados básicos são fundamentais.

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Fique atento as dicas:

DescanseNão deixe a ansiedade tomar conta no dia anterior à corrida. Procure fazer atividades que te relaxem, mas que não exijam muito do corpo. Evite dormir muito tarde, geralmente as provas são realizadas pela manhã.

Sem novidadesNada de estrear aquele tênis novo no dia da prova. Procure usar apenas aquele com o qual já esteja habituado para evitar bolhas e incômodos.

Alimente-se bemNão coma ou beba nada muito diferente do que está acostumado e antes da prova faça sua refeição com até 1 hora de antecedência da largada. Aposte em carboidratos (sucos, frutas, pães, bata doce…)

Chegue com antecedênciaChegue uma hora antes da largada, pois mudanças no trânsito e as filas para retirar o chip podem atrasá-lo. Realizar um aquecimento/alongamento correto também é importante para uma boa largada e decorrência na prova.

Hora da largadaPosicione-se no pelotão que corresponde ao seu ”pace” de prova para evitar ser “atropelado”. Na frente largam os mais rápidos e, lá para trás, os que vão correr com maior tranquilidade.

Não se empolgue muitoNão deixe a adrenalina tomar conta. Mantenha o ritmo o qual está acostumado nos treinos e deixe para acelerar apenas na reta final. Ir no ritmo de outro atleta e acelerar no começo pode acabar com seu planejamento.

Sem exagerosMantenha-se hidratado e beba água sempre que sentir sede. Mas não exagere! Líquido em excesso pode causar desconfortos durante as passadas dar vontade de ir ao banheiro e vomitar.

A primeira prova será só o primeiro passo de muitos e será lembrada para sempre.

No mais boas corridas!

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