Musculação x Emagrecimento

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Quem faz academia, ou quem gosta de estudar sobre atividade física sempre tem discussões do tipo: É realmente preciso fazer musculação para emagrecer? Não é melhor somente realizar exercícios aeróbicos, os quais duram mais tempo e por isso queimam mais calorias?

Na verdade, existe um mito de que a musculação é uma atividade física voltada somente para quem busca melhorar a parte estética do corpo, ficando mais forte e cheio de músculos.
Isto não é uma regra, pois a musculação tem muitos benefícios além da hipertrofia.

Benefícios da musculação

Como qualquer atividade física, um bom treino na academia ajuda no balanço energético e por isso ajuda na manutenção e perda de peso. O balanço energético nada mais é do que o resultado da quantidade de calorias consumidas em relação a gasta diariamente.

Ou seja, se balanço for negativo, se gasta mais energia do que se consome por isso acontece o emagrecimento, já ao contrário, se o balanço for positivo, se consome mais energia do que se gasta, e por isso, um aumento no peso. (gordura e/ou massa magra).

Então, não adianta nada correr duas horas, deixando assim o balanço energético negativo, para depois chegar em casa comer duas pizzas e tomar um refrigerante de dois litros. Isso vai fazer com que toda a energia queimada no treino seja em vão.

Além da perda calórica e auxílio para o emagrecimento (redução de gordura corporal), a musculação promove outras vantagens como o aumento da massa muscular, aumento da massa óssea, acréscimo da força e o mais importante de todos para o emagrecimento, é aumento do metabolismo basal (gasto diário par manter o corpo em funcionamento ).

 

academia-emagrecePorque o treinamento na academia também ajuda a emagrecer?

Existem duas razoes biológicas/ cientificas para explicar porque fazer academia (musculação) ajuda no processo de emagrecimento.
A primeira (1) das duas razões é que como o tecido muscular é bastante ativo, ele gasta mais energia do que o tecido adiposo, com isso aumenta-se o metabolismo no repouso (basal) e isso faz com que a pessoa queime mais calorias diariamente.

A segunda(2) razão é que quando uma pessoa treina na academia (musculação), ela por um processo biológico natural do corpo humano, acaba produzindo resíduos metabólicos no organismo. Mas, qual a relação entre a presença de resíduos metabólicos e o emagrecimento?
A relação é muito simples, enquanto o corpo não remover todos esses resíduos, o metabolismo naturalmente se mantém acelerado (já ouviu falar em queima de 48H?), o que faz crescer a necessidade do organismo por oxigênio (EPOC), o que leva à continuidade do gasto calórico aumentado e no fim das contas, a pessoa perde calorias mesmo estando parada (pós treino).

União entre musculação e exercícios aeróbicos

Quanto ao exercício aeróbico, é lógico que ele ocasiona uma grande queima de calorias, e é também um bom exercício para se emagrecer, mas na verdade, o ideal seria a junção da musculação com o exercício aeróbico, pois um complementaria o outro. Apenas exercício aeróbico por exemplo pode fazer você perder peso sim, mas uma perda de gordura e também massa magra (o que não é legal), e quanto menos massa magra mais lento seu metabolismo. O emagrecimento sustentável deve conter um bom treino de musculação junto.

Bons treinos!

Dúvidas pode me mandar um email: fbfitnesscoach@gmail.com

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