Avaliação física, qual a sua importância?

Mudanças de hábitos para uma vida saudável
16 de novembro de 2015
Dieta e atividade física
8 de dezembro de 2015

Todo mundo que já começou a praticar alguma atividade física, principalmente na academia, ouve a mesma recomendação básica. Fazer uma avaliação física, a qual tem uma grande importância, para identificar o estado físico atual ( medidas), quando for realizar a prática de esportes, independente de qual seja.

A avaliação antropométrica, é uma ótima ferramenta para avaliar nossa real condição corporal.  Através dela  se obtém dados numéricos referentes  a quantidade de gordura corporal (G%), massa magra (MCM), massa óssea, e residuais (água, órgãos e viscerais)  e também circunferências corporais ( ex. Cintura, abdômen, quadril… ). Desta forma teremos uma ferramenta precisa e eficaz para mensurarmos nossa saúde corporal e também estética.

avalianca-fisica-filipe-barbosaMais prática, rápida e eficaz

Atualmente, consegue-se fazer uma avaliação física de forma muito mais abrangente, rápida e com baixo custo. Por isso, as pessoas que querem começar a fazer alguma atividade física independente de qual razão (emagrecer, ganhar músculos, ficar mais forte) não têm mais desculpas para não faze-la antes de começar seu programa de exercícios.

A avaliação física normalmente é feita por um educador físico ,e dependendo do caso, é recomendado ter o acompanhamento também de um profissional nutricionista, para orientar qual a alimentação adequada para a prática daquele determinado exercício.

Prevenção de doenças

Além de qualificar e quantificar o estado físico inicial do praticante, a avaliação física, quando bem realizada, pode prevenir doenças cardiovasculares, identificando fatores de risco presentes na pessoa, tais como: fatores de risco ( tabagismo, álcool… ), alto percentual de gordura, circunferência de cintura elevada entre outros.

Com isso, consegue-se alertar o aluno que ele necessita mudar seus hábitos diários, seja alimentares, físicos ou comportamentais, sob o risco de acabar desenvolvendo alguma doença a longo prazo.

 

Personalização de treinos

Com uma avaliação física bem-feita, é possível que o professor ou personal trainer faça um programa de exercícios mais especifico para cada aluno com intensidade e frequências diferentes para cada um.

Com isso, é possível melhorar o rendimento do aluno, aumentar a sua performance e consequentemente, deixa-lo melhor fisicamente.

A avaliação física, não é um item obrigatório em academias, mas deve ser vista como uma ferramenta para a realização de qualquer atividade física.

 

Motiva as pessoas

Quando se faz uma avaliação física, verifica se  todos os dados da pessoa avaliada. Por isso, o professor, junto com a equipe da academia, pode motivar os alunos a melhorarem a sua própria saúde, baseado nos dados coletados.

Um exemplo, se uma pessoa tem um colesterol alto, ela pode se motivar a fazer mais exercícios e cuidar de sua alimentação, não somente para ficar bonita, mas principalmente, pela melhora da sua saúde.

 

Acompanhar a evolução

Nesse mesmo sentido, a avaliação física é fundamental para acompanhar a evolução do aluno, pois, com todos os dados em mãos, o treinador consegue mostrar para o aluno, o quanto ele já progrediu e o que ele ainda precisa melhorar.

Isso acabando criando um círculo benéfico, o aluno quer manter a boa forma e continuar melhorando sua saúde e o professor vai elaborar treinos cada vez mais adaptados para a necessidade de cada aluno, é a personificação cada vez maior, presente também nas academias.

E para vocês, qual a importância que a avaliação física tem para as pessoas que querem praticar esportes?

 

 

VEJA TAMBÉM:


academia-emagrece-2

Musculação X Emagrecimento

PLANOS